sábado, 20 de outubro de 2007

PROVA SARESP 2007

Secretaria define datas para Saresp 2007:
28 e 29 de novembro

Serão avaliados alunos de 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª do Ensino Fundamental e 3º do Ensino Médio

A Secretaria de Estado da Educação definiu as datas para volta do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) à rede estadual de ensino: 28 e 29 de novembro. No primeiro dia haverá avaliação de língua portuguesa, incluindo redação. No segundo, matemática e questionários sócio-econômico. Cerca de 2 milhões de alunos, por todo o Estado, participarão das provas.

Trata-se da mais importante avaliação já realizada no Estado. Será o ponto crucial para o pagamento por desempenho, que a Secretaria iniciará em 2008. Cada escola será comparada a ela mesma, com o Saresp de 2007 e o Saresp de 2005 (outros indicadores ainda estão sendo definidos pelo governo do Estado). Ou seja, o Saresp de 2007 mostrará o desempenho das equipes e alunos em dois anos. Será o ponto de partida para definir metas para cada equipe escolar (as equipes receberão bônus salarial de acordo com a evolução da aprendizagem).

Todas as provas no novo Saresp serão individuais, com folha ótica pré-identificada com nome do aluno. A aplicação acontecerá com professor de outra escola, sem ligação com a turma avaliada. Deverão participar todos alunos de 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª do Ensino Fundamental e 3º do Ensino Médio. As 1ª e 2ª séries terão questões abertas, diferentemente das outra séries, que terão múltipla escolha (testes).

“É uma prova de extrema importância. Será uma avaliação completa, com divulgação total dos dados. O objetivo principal do governo do Estado é melhorar a qualidade do ensino em São Paulo. Para isso é essencial avaliação da situação atual”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A Secretaria preparou uma série de capacitações voltadas para a aplicação do Saresp. Em 5 de novembro os materiais de apoio chegarão às Diretorias de Ensino. Em 12 de novembro haverá uma vídeo-conferência para orientar a aplicação das provas. De 8 a 23 de outubro ocorrerão ações nas escolas para preparar os diretores, coordenadores e professores . De 14 a 23 de novembro os aplicadores serão treinados.

Para comprovar total isenção na aplicação da prova, a Secretaria contará com observadores externos da instituição responsável pela avaliação, a Fundação Carlos Chagas. Mais: haverá participação de três pais de alunos em cada período dos dias 28 e 29. Os resultados da avaliação serão divulgados em fevereiro de 2008, antes do início do ano letivo, para que as escolas já iniciem as aulas sabendo de suas metas para o ano.


Prova Brasil em SP

A Secretaria de Estado da Educação definiu que a Prova Brasil, avaliação federal que pela primeira vez terá participação dos alunos paulistas, acontecerá entre 5 e 9 de novembro. Alunos de 4ª e 8ª séries da rede pública participarão. Os aplicadores serão professores da rede estadual de ensino.

Para aplicação desta avaliação também foi preparada uma série de capacitações. Já de 4 a 7 de outubro haverá treinamento dos coordenadores estaduais . De 17 a 19 de outubro os multiplicadores serão capacitados. De 24 a 26 de outubro os aplicadores das provas serão treinados. Até o dia 26 de outubro os materiais para aplicação chegarão às Diretorias de Ensino.

Informações retiradas do sítio da Secretaria de Educação:
www.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário: